Arthur Douglas e Karen Milena, estudantes da Escola Aníbal Rodrigues Pinheiro Photo: foto//reprodução

Desenvolvimento de Esponja Ecológica e Biodegradável Utilizando Aguapé
A preocupação com o meio ambiente e a busca por soluções sustentáveis têm motivado jovens estudantes de Solonópole a desenvolver projetos inovadores e conscientes. É o caso de Arthur Douglas e Karen Milena, alunos da Escola Aníbal Rodrigues Pinheiro, que apresentaram o projeto “Desenvolvimento de Esponja Ecológica e Biodegradável Utilizando Aguapé (Eichhornia crassipes)”.
A iniciativa surgiu da observação de um problema comum e silencioso: a tradicional esponja amarela de uso doméstico, feita de poliuretano, um plástico derivado do petróleo. Durante o uso e o descarte, esse material libera micropartículas conhecidas como microplásticos, que contaminam rios, solos e oceanos, causando sérios danos ao meio ambiente e à saúde dos seres vivos.
Diante desse cenário, os estudantes propuseram uma alternativa sustentável — a produção de esponjas biodegradáveis utilizando fibra de aguapé, uma planta aquática de rápido crescimento e considerada invasora em muitos ecossistemas. Por ser um recurso natural renovável, o aguapé apresenta grande potencial como matéria-prima ecológica, além de se decompor naturalmente, sem gerar resíduos tóxicos.
O projeto dos jovens de Solonópole está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os que tratam de consumo e produção responsáveis e vida na água. Além de reduzir o impacto ambiental causado pelos plásticos, a proposta incentiva o uso de recursos locais e promove a conscientização sobre práticas mais sustentáveis no dia a dia.
Segundo os alunos, a ideia é mostrar que é possível aliar ciência, sustentabilidade e criatividade para resolver problemas reais da comunidade. O projeto também valoriza o papel das escolas públicas na formação de jovens comprometidos com a preservação ambiental e o desenvolvimento social.
A Escola Aníbal Rodrigues Pinheiro tem se destacado no incentivo à pesquisa e à inovação, apoiando iniciativas que despertam o protagonismo estudantil e o interesse científico. Projetos como o de Arthur e Karen demonstram que a educação é uma ferramenta essencial para transformar ideias em ações concretas em prol do planeta.



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