Válvulas do véu de noiva em Banabuiú: atração turística Foto: Muryelle Nobre/Arq. Pessoal
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) promove, nesta quinta-feira (4), uma reunião para definir a vazão dos três maiores açudes do Ceará (Castanhão, Orós e Banabuiú) para o segundo semestre de 2024. O encontro ocorre de forma híbrida, no IFCE campus Quixadá, às 9h, e terá a presença do Diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares.
A distribuição das águas desses reservatórios para o segundo semestre de 2024 será aprovada pelos cinco Comitês de Bacia Hidrográficas dos Vales: Alto, Médio e Baixo Jaguaribe, além de Banabuiú e Salgado. O Comitê das Bacias da Região Metropolitana de Fortaleza participa das discussões mas não possui poder de voto.
O anúncio de liberação de água significa que o Véu de Noiva, um dos cartões-postais de Banabuiú, ponto turístico da região, voltará a funcionar no segundo semestre, com uma quantidade de água liberada, a ser definida na reunião. Além de fomentar o turismo, a liberação favorece comunidades do perímetro irrigado do Baixo Jaguaribe.
A Cogerh irá apresentar os cenários de oferta e demanda de cada açude, projetando seus volumes após o fim da operação de acordo com a vazão definida pelos colegiados, atendendo, de acordo com a situação do reservatório, os múltiplos usos para a população.
Pelo 5º ano seguido, o Açude Castanhão não irá transferir água para a RMF pelo Eixão das Águas, até o fim de janeiro, conforme decisão do Conselho dos Recursos Hídricos do Ceará (Conerh).
Comentários